Projeto

1 – APRESENTAÇÃO

Se o palhaço é a alma do circo, sem dúvida a música é o espírito. Assim como não dá para imaginar um circo sem palhaço, também é impossível imaginar um espetáculo circense sem música. O projeto que aqui se apresenta pretende investigar o universo musical dentro do circo, mais especificamente dentro dos espetáculos do Circo Nerino (1913-1964), um dos maiores e mais fascinantes circos que já existiram no Brasil. Dando continuidade à pesquisa de Verônica Tamaoki e Roger Avanzi (o Palhaço Picolino II), que já resultou no livro Circo Nerino  (selo Pindorama Circus e Editora Codex, com patrocínio da Petrobrás e Caixa Econômica Federal), o projeto A Música no Circo Nerino vai revisitar a história deste grupo circense, agora pelo prisma da música, contribuindo para a pesquisa, o conhecimento e a difusão das artes circenses no Brasil.

Além de pesquisar a memória material (documentos, partituras, arquivos sonoros) e imaterial (memória oral do artista circense Roger Avanzi) referentes à música no Circo Nerino, o presente projeto se propõe a uma abordagem sensorial do seu tema: com o apoio dos músicos Otávio Ortega e Guilherme Calzavara, as músicas do repertório do Circo Nerino serão executadas em audições comentadas por Roger Avanzi e mediadas por Verônica Tamaoki. As etapas do projeto serão gravadas (áudio) e filmadas. O resultado final será um CD de áudio contendo registros sonoros históricos do Circo Nerino, depoimentos de Roger Avanzi e interpretacões musicais dos músicos envolvidos e convidados. Também será produzido um vídeo “making of” sobre o processo, a ser publicado na internet. O projeto contará, ainda, com um “blog” em que serão veiculadas (em forma de texto, áudio e vídeo) informações sobre o andamento do trabalho de pesquisa e servirá de canal de comunicação com  o público.

Com orçamento previsto de R$30.000,00 (trinta mil reais), obtidos através do “Prêmio Funarte/ Petrobrás Carequinha de Estímulo ao Circo – 2011”, o projeto A Música no Circo Nerino será realizado na cidade de São Paulo, sua execução terá duração de 210 (duzentos e dez) dias e pretende ser realizado entre Janeiro de 2012 e Julho de 2012. Acreditamos que, através desse projeto, ajudaremos a fomentar e engrandecer a arte circense brasileira e iluminar um dos aspectos menos estudados do circo no Brasil: a música!

2 – JUSTIFICATIVA

A pesquisadora Verônica Tamaoki e a Pindorama Circus, juntamente com Roger Avanzi, há anos desenvolvem amplo trabalho de resgate e preservação da história do Circo Nerino. Em 2004, esse trabalho gerou o livro Circo Nerino, festejada edição que ampliou para as novas gerações o fascínio que este grande circo excerceu no imaginário nacional em meio século de existência.

Agora, com a oportunidade oferecida pelo “Prêmio Funarte/ Petrobrás Carequinha de Estímulo ao Circo – 2011”, a Pindorama Circus, através do projeto A Música no Circo Nerino, terá a oportunidade de dar prosseguimento e aprofundamento, com ênfase na música, a esse importante trabalho de pesquisa e documentação.

Roger Avanzi  sempre se preocupou em preservar a memória do Circo Nerino em todas as suas fases, fotografando, colhendo depoimentos, juntando documentação minuciosa, conservando objetos e figurinos, fazendo registros sonoros em gravadores de rolo e conservando arquivos de partituras. Hoje, quase cem anos após a fundação do Circo Nerino, Roger, com 89 anos, é um documento vivo desta história e um dos mais importantes memorialistas do circo brasileiro. A sua presença, sua valorosa memória oral e sua disposição para prosseguir o trabalho de documentarista que sempre desempenhou, são os fatores que mais estimulam a realização do presente projeto.

 Além disso, destacamos que Roger Avanzi, artista múltiplo como deve ser um autêntico artista circense, é também um excelente músico. Aprendeu a ler e escrever música desde cedo, tocou vários instrumentos nos espetáculos do circo, foi um carismático cantor ao lado da orquestra do Circo Nerino e registrou à mão, em partituras, muitos arranjos musicais que, desde o fim do Circo Nerino (1964), estão à espera de serem revisitados. Com o projeto A Música no Circo Nerino, esta paixão pela música que sempre acompanhou Roger Avanzi ganhará uma homenagem à altura e será difundida para as novas gerações.

A  carência de informações históricas sobre a música no circo brasileiro, a escassez de registros em mídias digitais de temas musicais circenses, a necessidade de continuidade do trabalho de memória realizado pela Pindorama Circus e, sobretudo, a presença luminosa de Roger Avanzi, justificam a importância da realização deste projeto.

Deixe um comentário